Com o propósito de impulsionar a renda, a qualidade de vida e a inclusão de catadores por meio da reciclagem de vidro, foi inaugurado nesta terça-feira (11), em Belo Horizonte, o Hub de Vidro. Este projeto-piloto é uma iniciativa do Sebrae, representado por seu presidente Rodrigo Soares, e do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), com a presença de Luiz Henrique da Silva, que também integra a coordenação da Associação Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (ANCAT).
A ação é fruto de um acordo entre o Sebrae e a ANCAT, inserido no escopo do projeto Pró-Catadores. Além de fortalecer a economia circular, esta fase inicial contemplará 33 cooperativas distribuídas em 31 municípios da região metropolitana de Belo Horizonte. A meta é expandir o projeto para outras unidades da Federação.
Rodrigo Soares, presidente do Sebrae, enfatizou o compromisso da instituição em materializar conceitos como logística reversa e responsabilidade compartilhada para pequenos negócios. Ele destacou que o Hub de Vidro exemplifica esse esforço, criando conexões que robustecem a cadeia da reciclagem, promovem a sustentabilidade e geram novas oportunidades para milhares de trabalhadores em todo o país.
Rodrigo Soares (direita) defende o fortalecimento da cadeia de reciclagem | Foto:
O primeiro Hub de Vidro foi estabelecido na sede da Central de Cooperativas de Reciclagem (Cataunidos). O local funcionará como um centro de recebimento de embalagens, onde ocorrerão a triagem e a valoração do material para atender às demandas da indústria.
Afonso Maria Rocha, superintendente do Sebrae/MG, afirmou que o lançamento do Hub de Vidro é uma resposta efetiva aos desafios enfrentados por catadores e cooperativas. Ele explicou que a proposta visa aprimorar a organização da cadeia, otimizar o recebimento, a triagem e a comercialização do vidro, e estreitar a relação dessas organizações com o mercado e a indústria.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) também é parceira do Hub de Vidro, com a função de mobilizar estabelecimentos locais para o fornecimento do material a ser reciclado. Paulo Nonaka, diretor da Abrasel, ressaltou que bares e restaurantes desejam participar dessa transformação, e que a estruturação da destinação correta das embalagens de vidro, aproximando o setor de catadores e cooperativas, gera benefícios ambientais, sociais e econômicos para toda a cadeia.
Luiz Henrique da Silva, da ANCAT, manifestou que o Hub incentivará a coleta de vidro e criará novas possibilidades de ganhos.
Não havia estímulo para a coleta, pois era uma cadeia de baixo valor e sem equipamentos. Agora, além dos equipamentos adquiridos pelo projeto, outros foram reparados. Organizaremos toda a gestão e o fluxo financeiro, em parceria com o Sebrae, para assegurar uma rentabilidade superior neste processo.
Luiz Henrique da Silva, ANCAT
Cleide Maria Santos Vieira, mobilizadora social da Rede Cataunidos, cooperativa de reciclagem e rede de economia solidária em Minas Gerais, elogiou a iniciativa. Ela observou que um volume considerável de vidro é descartado, mas grande parte desse material acaba em aterros, mesmo com a existência da coleta seletiva.
Ela complementou que, tradicionalmente, a maioria das cooperativas recebe, separa e vende o vidro em caçambas. Com o novo processo de trituração no Hub, será possível aumentar a renda, pois o material já sairá preparado para o mercado, agregando mais valor e reduzindo a quantidade de resíduos nos aterros.
Inauguração do Hub de Vidro, em Belo Horizonte (MG) | Foto: Amanda Ketly
Pró-Catadores
O Hub de Vidro faz parte do projeto Pró-Catadores do Sebrae, que já atua em 23 estados brasileiros. Este projeto visa fortalecer a atuação de catadores e catadoras de materiais recicláveis, ampliando seu acesso a políticas públicas e aprimoramento profissional. O Sebrae também participa como entidade convidada do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores (CIISC).
Em 2025, a iniciativa alcançou 421 organizações de catadores, beneficiando 5.931 trabalhadores em 244 municípios brasileiros. No mesmo período, as organizações participantes registraram um crescimento médio de 21,7% no faturamento e uma evolução de 30,1% nos indicadores de maturidade de gestão. O montante de investimentos mobilizados pelo projeto já totaliza R$ 29 milhões. Rodrigo Soares destacou que o projeto Pró-Catadores adota uma perspectiva que harmoniza negócios, renda, sustentabilidade e educação ambiental.
Parceria
O Sebrae e a ANCAT mantêm um contrato em vigor para a oferta de consultoria técnica, focada no desenvolvimento de metodologias e tecnologias sociais. O objetivo é fortalecer a capacidade empreendedora dos catadores na cadeia da reciclagem, promovendo a sustentabilidade econômica dos empreendimentos, elevando a renda e incluindo indivíduos com baixa qualificação técnica que atuam na economia circular.