Tem início a terceira edição do Concurso de Qualidade de Queijos de Rondônia, o Conqueijo
A iniciativa premia os melhores queijos das agroindústrias familiares e dos estabelecimentos agroindustriais de leite e derivados de Rondônia.

Por Redação
Publicado 22/05/2024
A A
Foto: Assessoria

Teve início na manhã desta quarta-feira, 22/05, no auditório da Rondoleite, no Pavilhão da Bovinocultura, a terceira edição do Concurso de Qualidade de Queijos de Rondônia (Conqueijo), uma das principais atrações da 11ª Rondônia Rural Show Internacional, que acontece em Ji-Paraná/RO.

A iniciativa premiará os melhores queijos produzidos pelas agroindústrias familiares e dos estabelecimentos agroindustriais de leite e derivados de Rondônia. De acordo com o secretário de Agricultura do Estado, Luiz Paulo, o objetivo do Governo é promover a qualidade e valorização das produções queijeiras, possibilitando um salto em oportunidades de negócios para os produtores.

“Por meio da avaliação dos atributos sensoriais por especialistas, os participantes terão a chance de aprofundar sua compreensão sobre a qualidade do queijo que oferecem, contribuindo assim para a valorização do setor queijeiro local”, explica Luíz Paulo.

Na solenidade de abertura do evento, o presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), Julio Cesar Rocha Peres, destacou a parceria que existe entre as várias entidades ligadas ao setor produtivo, como Idaron, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Emater (Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia), e falou da importância dos incentivos promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Seagri. “Destacar também o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) que, por meio da Idaron, atua junto as empresas frigoríficas e agroindústrias para promover a segurança alimentar e garantir a saúde do consumidor rondoniense”, acentuou Julio Peres.

O diretor-presidente da Emater, Luciano Brandão, manifestou apoio a fala do presidente da Idaron, acrescentando que o intuito do Conqueijo, tal qual as demais iniciativas do Governo do Estado, é promover avanços sociais e econômicos em todas as regiões. “O Conqueijo contribui para a promoção da cadeia produtiva do leite, proporcionando aos produtores rurais uma oportunidade única de aprimorar seu conhecimento sobre as características técnicas que influenciam na qualidade do produto final”, enfatizou.

Representando o Sebrae/RO, a analista técnica Cristiane Araújo destacou a atuação das várias instituições que, atuando juntas, potencializam o setor agropecuário. “Como bem destacou o presidente da Idaron, a ação conjunta das entidades que atuam no agronegócio é fundamental para o sucesso do setor. O Sebrae tem mantido uma assistência técnica qualificada, atuando junto dos pequenos empreendedores rurais desde a elaboração de projetos ao desenvolvimento do marketing das empresas”, destacou Cristiane Araújo.

Especialistas na produção e avaliação de produtos lácteos, os professores Paulo Henrique e Ana Flávia Coelho Pacheco Paiva, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), ministraram palestra orientando os juízes do Conqueijo sobre os detalhes relacionados a análise sensorial, que é uma ciência multidisciplinar, e demais características que devem ser avaliadas em um queijo de qualidade.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enalteceu a participação das entidades governamentais no evento e destacou o engajamento dos produtores no concurso. “Em nossa gestão, temos atuado com estratégia e incentivos para reforçar as ações voltadas ao setor produtivo. O Conqueijo é um incentivo a mais para nossos produtores, fazendo com que a produção de Rondônia chame atenção de outros estados e de países que desejam investir em nosso Estado”, disse o governador.

Foto: Assessoria

Fonte: Idaron/RO